Uma Noite de Fé e Comunidade: Celebração do Dia de Nhá Chica na Escola Nhá Chica

Na noite de quarta-feira, 26 de junho de 2024, a comunidade escolar da Escola Nhá Chica se reuniu para uma missa especial em comemoração ao Dia de Nhá Chica. A celebração, presidida pelo Padre Paulo Albuquerque, foi realizada na quadra da escola e contou com a presença de pais, mães, alunos, familiares e membros da comunidade local, todos unidos pela fé e pelo legado da Beata Nhá Chica.

Nhá Chica, cujo nome de batismo era Francisca de Paula de Jesus, nasceu em 1810 em São João del-Rei, Minas Gerais, mas viveu a maior parte de sua vida em Baependi – MG. Filha de escravos, ela se destacou desde jovem por sua profunda devoção e caridade. Nhá Chica dedicou sua vida à oração e à ajuda aos necessitados, sendo conhecida como a “Mãe dos Pobres”. Sua fama de santidade cresceu ao longo dos anos, e muitas pessoas recorriam a ela em busca de conselhos e orações.

A Escola Nhá Chica, que leva o nome da Beata, busca inspirar seus alunos com os valores de fé, amor e solidariedade que marcaram a vida de Nhá Chica. Fundada com o objetivo de promover uma educação integral, a escola se empenha em formar cidadãos comprometidos com a justiça social e o bem comum, seguindo o exemplo de sua patrona.

A missa na quadra da escola foi um momento emocionante para todos os presentes. Decorada com simplicidade e beleza, a quadra refletia a espiritualidade e a humildade que são características da vida de Nhá Chica. O coro da escola, formado por alunos e professores, entoou cânticos que ressoaram pelos corações dos fiéis, criando uma atmosfera de paz e união.

Durante a homilia, Diácono João Paciência e o Padre Paulo Albuquerque destacaram a importância do legado de Nhá Chica e como sua vida continua a inspirar gerações. Ele lembrou a todos da importância da oração, da fé e da caridade, valores que Nhá Chica viveu intensamente. Eles também ressaltaram a relevância de cultivar esses valores no dia a dia, especialmente no ambiente escolar.

A participação ativa da comunidade escolar foi um dos pontos altos da celebração. Pais e mães se emocionaram ao ver seus filhos envolvidos na missa. A união de todos em torno de um propósito comum fortaleceu os laços comunitários e renovou o compromisso com os ideais de Nhá Chica.

Ao final da celebração, os presentes compartilharam momentos de confraternização e reflexão, reforçando o sentimento de pertencimento e de fé comunitária. A missa em homenagem a Nhá Chica foi mais do que um evento religioso; foi uma celebração da vida e do legado de uma mulher cuja santidade e caridade continuam a iluminar o caminho de muitos.