Escola Nhá Chica

logo flacsi

Escola Nhá Chica participa do 11º Fórum das Equipes Diretivas da RJE que discute o futuro da educação

O 11º Fórum das Equipes Diretivas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) ocorreu de 29 a 31 de agosto no Colégio São Luís, em São Paulo (SP). Durante o evento, lideranças de 17 unidades educacionais discutiram temas importantes, comemoraram os 30 anos da obra “Pedagogia Inaciana: uma proposta prática” e abordaram desafios jurídicos na Educação. O Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, destacou a cultura do cuidado e trabalho em rede. O diretor da RJE, professor Fernando Guidini, enfatizou a importância de promover a formação integral dos estudantes. O arcebispo Dom João Justino ressaltou a educação católica de qualidade.

No segundo dia, o professor Alexandre Schneider falou sobre os “Caminhos possíveis para a educação inaciana”, abordando a necessidade de adaptar a educação às mudanças tecnológicas e preparar os alunos para um mercado de trabalho complexo. Juliano Battella Gotlib e André Lucenti Estevam discutiram o Direito da Educação, destacando direitos e deveres dos públicos das escolas. Os participantes também visitaram o Colégio São Luís e compartilharam experiências em grupos de reflexão. O dia encerrou com uma eucaristia presidida pelo Pe. Carlos Alberto Contieri, coordenador do Núcleo Apostólico em São Paulo.

No último dia, Felipe Carrillo, secretário executivo da Flacsi, apresentou o livro “Aprender por refração”, que explora o Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI) e sua aplicação no ensino do século XXI. Carrillo enfatizou a importância da reflexão e da ação na aprendizagem profunda. Líderes das instituições da RJE refletiram sobre os desafios e oportunidades na educação. O Fórum fortaleceu o elo entre as lideranças e promoveu a colaboração, reforçando a Pedagogia Inaciana como uma riqueza compartilhada. O evento proporcionou momentos de formação, reflexão e compartilhamento de experiências, alinhados ao mote dos 30 anos do PPI. O livro “Aprender por refração” oferece um roteiro para educadores provocarem uma aprendizagem profunda em seus alunos, independentemente de serem de colégios jesuítas.

Além disso, vale destacar que a equipe diretiva da Escola Nhá Chica, representada por Horácio, Leila Amorim e Juliana Fernandes, também participou ativamente deste enriquecedor 11º Fórum das Equipes Diretivas da RJE. Eles estiveram presentes durante os três dias de discussões e compartilharam da mesma oportunidade de aprendizado, reflexão e troca de experiências que marcaram o evento. Ao longo desses dias, eles perceberam diversas melhorias que podem ser aplicadas em seu dia a dia no trabalho diretivo da escola, fortalecendo assim o compromisso com a educação de qualidade e os valores da Pedagogia Inaciana. A participação ativa da equipe da Escola Nhá Chica contribuiu para o sucesso e enriquecimento deste Fórum, fortalecendo ainda mais os laços da comunidade educativa da RJE.

Saiba mais sobre os 03 dias do evento no site da RJE:

Crédito das imagens: Setor de Comunicação do Colégio São Luís.